Escolhas conscientes que vão motivar você a ter hábitos mais sustentáveis no seu dia a dia

Muita gente acha que ser sustentável é muito difícil ou que as diretrizes da sustentabilidade devem ser seguidas apenas por empresas, órgãos governamentais e outras dessas grandes instâncias, pois, teoricamente só elas seriam capazes de realmente fazer a diferença.

É claro que essas grandes corporações têm seu papel na construção de um mundo mais sustentável. Mas, somos nós que estamos na ponta desse ciclo, e por isso qualquer prática cotidiana pode ajudar.

 A sustentabilidade é colocada em prática no nosso dia a dia: no transporte, nas compras, na alimentação, no consumo de energia. Mesmo que as grandes mudanças requeiram o incentivo e adesão de governos e corporações, nossas atitudes fazem parte desse processo.

Pensando nisso, trouxemos 5 ideias simples para ajudar você a ter escolhas mais sustentáveis no seu dia a dia.

Dia sem carne

A produção de carne é responsável pela emissão de gases poluentes, desperdiça água e ainda acelera os efeitos do aquecimento global. Por isso, é necessário repensar o consumo de alimentos de origem animal. Mesmo que você não queira ter uma alimentação completamente vegetariana ou vegana, você pode decidir reduzir o consumo desse tipo de alimento. Pode parecer pouco, mas eleger um dia para não consumir produtos animais pode ajudar muito nosso planeta.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que a cada 24 g de ovos, 311 g de carnes e 430 mL de leite ou derivados não consumidos, evitam-se que 14 kg de CO2 sejam emitidos na atmosfera e que 3.400 litros de água sejam desperdiçados. Bastante coisa, não é?

E você pode estar se questionando o que você vai comer, não é verdade?

Quando estamos acostumados a consumir carne e derivados é muito comum que a alimentação sem origem animal pareça bastante complicada. No entanto, a natureza nos proporciona inúmeras opções de proteínas vegetais.

Existem diversos alimentos veganos ricos em proteína como o tofu, soja, feijão, quinoa, folhas verdes, ervilhas, brócolis, cogumelos, abacate, chia, nozes, lentilha, tempeh, trigo e grão de bico.

Para ter uma alimentação vegetariana balanceada pense sempre em compor o seu prato da seguinte maneira:

     ¼ cereais, tubérculos e/ou raízes

     ¼ leguminosas

     ½ legumes e verduras

Sendo que;

  • Cereais: milho, aveia, quinoa, pão, arroz, macarrão, centeio, trigo, granola

  • Tubérculos ou raízes: batatas, mandioca, inhame, mandioquinha,

  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, tremoço, amendoim, alfarroba

  • Legumes: tomate, pepino, chuchu, cebola, cenoura, lentilha, nabo, palmito, pepino, rabanete

  • Verduras: rúcula, couve-flor, agrião, alface, brócolis, alho-poró, chicória, coentro, couve, espinafre, repolho, alcachofra e muito mais.

Imagine a quantidade de combinações coloridas que você pode experimentar!

Optar por produtos a granel

A expressão "a granel" faz referência a mercadorias vendidas em quantidades fracionadas e sem embalagem ou acondicionamento. Pensar assim pode até parecer estranho, mas no fundo nós já estamos bastante habituados a comprar frutas e legumes que não estão previamente embalados, não é? E por que não fazer o mesmo com outros alimentos?

A redução de plástico e resíduos em produtos a granel é bastante eficiente, afinal estamos reduzindo muito a quantidade de embalagens que irão para o lixo. Uma boa dica é levar os potes nos quais esses produtos serão armazenados para a loja, assim você compra na quantidade adequada e não causa o desperdício.

A lista de produtos que podem ser vendidos a granel é bastante vasta e, além dessa ser uma excelente opção para o meio ambiente, ela é uma boa pedida para o seu bolso e sua saúde também.

Esse tipo de produto é geralmente mais fresco e natural do que aqueles vendidos nas estantes do supermercado. Além disso, você tem a certeza de que ele não está cheio de conservantes. Ademais, a granel é mais barato. Afinal, com ele você não irá pagar indiretamente pelo custo da embalagem e armazenagem na fábrica, apenas pelo alimento em si.

Diminuir o uso de veículos próprios

A ideia aqui é que você consiga se deslocar sem causar grandes danos ao meio ambiente. Como alternativa, podemos caminhar, pedalar e para distâncias maiores usar os metrôs, trens e ônibus.

O transporte coletivo reduz a emissão de gases poluentes e isso faz com que esse meio de transporte contribua diretamente para a proteção e preservação do meio ambiente. Além disso, esse tipo de veículo, por justamente transportar uma maior gama de pessoas ao mesmo tempo, melhora bastante o trânsito. Isso aumenta muito a qualidade de vida das pessoas. Como a quantidade de tempo que gastamos entre nossas atividades diárias é reduzida, temos mais tempo para lazer e descanso.

Uma boa ideia é utilizar bicicletas ou ir caminhando para lugares próximos. Isso ajuda o meio ambiente por não poluir o ar e também a sua saúde, por aumentar seu tempo de movimentação e atividade física diária.

No final das contas, quanto maior a utilização de outros meios de transporte em substituição aos carros individuais, menor será a quantidade desse tipo de veículo nas pistas. Isso gera um menor impacto no meio ambiente e uma maior qualidade de vida para os moradores.

Consumo de produtos orgânicos

São muitos os benefícios dos produtos orgânicos, mas a ausência de pesticidas é a mais importante. Muitos estudos apontam que evitar o consumo de agrotóxicos contribui para o funcionamento do seu organismo. Ademais, a lavagem dos alimentos muitas vezes não remove todos os pesticidas utilizados, portanto, a única forma de saber que você não está consumindo esse tipo de substância é buscando por alimentos produzidos sem eles.

A produção orgânica envolve uma série de normas e, entre elas, estão as diretrizes que fazem com que essa produção seja equilibrada e benéfica para o ambiente. Isso faz com que seja feito um consumo de água consciente, uso de uma energia renovável e menores índices de poluição. Além disso, a produção de orgânicos contribui para a diversidade de espécies vegetais e animais, o que melhora bastante a qualidade do solo. Produtos orgânicos são mais frescos, possuem mais nutrientes pela não utilização de pesticidas e ainda incentivam os pequenos produtores. Como esses alimentos não possuem conservantes, não conseguem suportar viagens muito longas. Por esse motivo, muitas vezes eles são cultivados por pequenos agricultores de regiões próximas. Assim, ao optar por esses produtos, você contribui para a economia local e incentiva o crescimento de pequenos produtores.

Isto é, alimentos orgânicos fazem bem para você, para o meio ambiente e para a sociedade. 

Substituir produtos de limpeza convencional por produtos naturais e inovadores

Produtos de limpeza tradicionais possuem uma grande quantidade de produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Muitos deles contêm fósforo e nitratos e nossas instalações de tratamento de água e esgoto não são capazes de remover essas substâncias. Por isso, eles acabam indo parar na natureza. 

Os produtos de limpeza naturais contribuem para a redução do lixo, principalmente quando concentrados, não causam poluição do solo, córrego, rios e do ar. Por isso, eles ajudam o ecossistema ao mesmo tempo que não contribuem para causar doenças de pele, unhas e mucosas - o que é muito comum em preparados não-biodegradáveis.

Os produtos Garoa são desenvolvidos com carinho para proteger você, sua família e o nosso planeta. Nossos produtos são hipoalergênicos, atóxicos, neutros, Baby Frendly, biodegradável, de base 100% vegetal, não corrosivos e de baixa geração de espuma.

Nos preocupamos em entregar alternativas sustentáveis e gentis para a higienização do seu lar. 
AQUI está nossa loja virtual caso queira adquirir nossos produtos.

Ser sustentável é ter atitudes conscientes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social andam de mãos dadas, por isso, devemos começar a mudar a forma como nos percebemos em sociedade, bem como adaptar hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis.


E aí, qual desses hábitos você vai começar primeiro? Conta para a gente aqui nos comentários.